O adestramento é uma prática ainda pouco explorada pelos tutores de animais de estimação. Por esse motivo, ainda existe pouca informação sendo divulgada e grande parte dessa informação está errada ou, no mínimo, desatualizada.

Mas se você está lendo esse texto, você faz parte de uma pequena parcela da população que saiu do habitual e decidiu se informar melhor. Parabéns pra você! Pra te provar que a sua intenção valeu a pena, vou te contar algumas verdades sobre o adestramento e desvendar alguns mitos, que você pode até ter pensado que eram verdade.

MITO 1: ADESTRAMENTO SERVE SÓ PRA ENSINAR TRUQUES BONITINHOS OU ENGRAÇADOS

Muita gente acha que o adestramento serve única e exclusivamente pra ensinar os cães a fazer truques, mas existem vários tipos de adestramentos. O adestramento pode ser direcionado para solucionar problemas, para condicionar o cão a uma atividade específica ou apenas para melhorar a comunicação entre o cão e seu tutor.

Um dos vários tipos de treinamento é o SHOWDOG. Esse é exatamente o tipo de treinamento que um adestrador emprega para ensinar inúmeros truques a um cão. Geralmente àqueles cães que se apresentam em espetáculos, programas de tv, etc. O showdog é um treino que ensina não só truques, mas que ensina os cães a interagir com um público.

Na verdade, o showdog é utilizado praticamente só por adestradores profissionais que querem divulgar seu trabalho ou para aquelas pessoas que procuram uma atividade mais desafiadora para seus cães praticarem. A maioria dos adestramentos ensina comandos básicos que facilitem a comunicação, a vida e a rotina dos cães e dos tutores ou comportamentos específicos, como guarda, alerta, resgate, etc.

MITO 2: O CÃO PERDE A PERSONALIDADE QUANDO É ADESTRADO

Esse é um dos mitos que eu mais ouço: “Se eu adestrar o meu cão, ele só vai fazer as coisas quando eu mandar?” NÃÃÃÃO!!! Nenhum animal (nem os seres humanos) fica esperando que alguém dê alguma ordem pra poder interagir com o ambiente em que está inserido.

Alguns estudos apontam que os sentimentos de um cão são comparáveis ao de uma criança de 3 anos. Você imagina uma criança de 3 anos parada durante uma manhã inteira ao seu lado só esperando por uma ordem? Díficil, né?!

Na verdade, o adestramento causa justamente o efeito oposto. Os cães quando não são adestrados, podem apresentar, entre outros comportamentos, insegurança e dependência dos seres humanos.

O adestramento, além de melhorar a comunicação entre o cão e o ser humano, faz com que o cão aumente sua autoestima e autoconfiança, permitindo que ele explore novas sensações e queira passar por novas experiências. O cão consegue exprimir suas vontades de maneira mais eficiente e, principalmente, consegue se expressar de forma mais eficaz, já que seu tutor o compreenderá mais facilmente. Isso estimula os cães “fazerem pedidos”, como pedir para brincar, comer, fazer as necessidades, ir passear, etc. uma vez que têm a confiança de que seus tutores estão compreendendo suas investidas. Assim, sua personalidade, seja ela, social, brincalhona, comilona ou qualquer que seja, ficará cada vez mais evidente.

Para conhecer o meu curso onde eu te ensino a educar o seu cão através do MÉTODO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, CLIQUE AQUI.

Se você ficou com alguma dúvida, escreve pra mim! Terei prazer em te responder e suas dúvidas podem se tornar um de meus posts! Não Esquece de se inscrever no meu canal do Youtube (clique aqui) e me seguir lá no instagram: @aliquiadestradora (clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *