Muita gente pensa que o ensinamento de truques no adestramento de cães serve apenas pra deixar o cão engraçadinho ou pra ensinar o cão a fazer palhaçada. Mas o que ninguém te conta é que os truques podem ser muito úteis no dia-a-dia com seu cão. Facilitam a sua vida e ainda melhoram a convivência com seu pet.
Veja algumas formas de usar o ensinamento de alguns truques triviais para te ajudar a lidar com os problemas que enfrentamos no dia-a-dia com nossos peludos:
1. Corrigir maus comportamentos.
É muito fácil falar que nosso cão é mal-educado, mas quem nunca deixou o cão fazer uma besteirinha aqui ou ali porque simplesmente achou bonitinho quando ele mordeu todo o pano de chão, que atire a primeira pedra. Os truques são uma ferramenta que serve para alcançar inúmeros objetivos. Um deles é a correção de maus comportamentos. Ensinar, por exemplo àquele cão esfomeado que ele precisa sentar antes de receber sua porção de comida, facilita a sua vida na hora da alimentação. Ensinar ao cão que ele não pode fugir, ou que deve “ficar” toda vez que o portão da garagem é aberto, também é uma facilidade que melhora nossa rotina e nosso convívio com o animal. Aquele cão que pula na gente e deixa um “carimbo” de patas na nossa roupa todo dia antes de sair de casa e sempre que a gente volta do trabalho pode aprender a ficar calmo na presença de seres humanos e até a pedir carinho de forma tranquila, sem ansiedade e inquietação.
2. Ensinar novos hábitos.
Quem nunca passou pela situação de ter que limpar a casa inteira porque o cão simplesmente não acerta o local de fazer as necessidades, ou aquela situação em que o cão não sabe o que significa “ir para o canil” ou “ir para a casinha”? Um truque muito simples como “fazer xixi no local certo” é um dos mais importantes para que o nosso dia-a-dia com os peludos seja menos cansativo e mais prazeroso. Ensinar que o canil ou a casinha são locais onde eles podem relaxar e aproveitar seu tempo a sós e em paz é uma boa forma de facilitar aquele momento tão chato quando a gente precisa isolar o cão em um local afastado, seja pelo motivo que for.
3. Fazer a higiene.
São inúmeros os casos de cães que não permitem que os deem banho, tosem, façam a limpeza de ouvidos e corte de unhas. Mas o que muita gente não sabe é que essas atividades podem se tornar, para os cães, momentos prazerosos de interação com os tutores. Com o a dessensibilização e o ensinamento dos truques certos, seu cão pode aproveitar o momento de beleza, tirando o melhor proveito de cada sensação e sem ficar nervoso ou ansioso.
4. Tratar de ferimentos.
Um dos maiores proveitos que podemos tirar do ensinamento de truques é o tratamento de ferimentos em nossos cães. Ensinar comandos com “deita”, “dá a pata” ou “abre a boca” são alguns truques úteis que nos ajudam a verificar a saúde do animal e eventualmente tratar de cortes, alergias, micoses e picadas de insetos.
5. Administrar medicamentos.
A maioria dos remédios veterinários não são palatáveis, não são atrativos ao paladar ou olfato canino. A maioria dos cães odeia ser apalpado e apertado em lugares próximos a focinho, boca, dentes e língua. Por isso é muito importante que o cão passe por um processo de dessensibilização. Um bom programa de treinamento consegue fazer o cão se sentir confortável ao ter de ingerir comprimidos ou líquidos não-palatáveis e a ter sua boca tocada. Aqui você pode conferir o vídeo onde eu ensino a dar remédio ao cão.
6. Prevenir acidentes.
É importantíssimo que os cães urbanos saibam as regras da cidade e saibam como se comportar em determinadas situações. Muitos cães morrem atropelados por nunca terem tido uma lição de prevenção de atropelamentos outros tantos acabam envenenados pois não aprendem que não devem comer comida do chão ou dada por estranhos. Essas e outras condutas devem fazer parte de programas de adestramento de cães que moram em grandes centros urbanos ou que podem estar sujeitos a outros riscos.
7. Novas experiências sem estresse.
Um cão que aprende novos hábitos, novos truques, que é estimulado e recompensado quando se arrisca, será mais receptivo às novas experiências. Isso é muito importante, pois ao longo de sua vida, o cão passará por incontáveis experiências que não são naturais pra ele, como fazer exames, ir ao veterinário, andar de carro, etc.
Uma outra ferramenta que também ajuda muito, em todas essas questões, são as atividades de ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL, que são perfeitas para ajudar o seu cachorro a cansar, exercitar a mente e o corpo e produzir hormônios do bem-estar e do relaxamento. Essas atividades vão diminuir os níveis de stress, ajudando a solucionar vários maus comportamentos, como: ansiedade de separação, agressividade, medo, comportamentos compulsivos (lambedura, latidos, corridas atrás da cauda) e, obviamente, a destruição de móveis e objetos pessoais! Pensando nisso, eu criei e liberei GRATUITAMENTE, um desafio de 3 aulas com passo a passo para implementar algumas delas!
Pra acessar as aulas, toque no link: ACESSAR AULAS GRATUITAS
8. Companheirismo.
Pra quem gosta da companhia de seu cachorro, uma coisa muito importante é que ele saiba se portar em vários lugares. Tenha boas maneiras e entenda minimamente as convenções sociais do mundo humano. Um cão bem adestrado consegue acompanhar seu tutor a todos os lugares. Além de conhecer novos lugares, pessoas, odores e sons, sem se espantar ou apresentar medo, um cão treinado pode inclusive aprender a curtir experiências inusitadas. Acompanhar o tutor na prática de novos esportes – trilhas, ciclismo, skate, escalada, esportes náuticos e em altura e etc.
Se você ficou com alguma dúvida, escreve pra mim! Terei prazer em te responder e suas dúvidas podem se tornar um de meus posts! Não Esquece de se inscrever no meu canal do Youtube (clique aqui) e me seguir lá no instagram: @aliquiadestradora (clique aqui)